É bastante escasso os materiais relacionados aos instrumentos aplicados na música gaúcha, há muito autodidatismo dos artistas, resultando em pouco material escrito, acabo por ser mais "folclórico", um conhecimento passado oralmente. Hoje com o advento da tecnologia nos possibilita ter um acesso maior e mais fácil a estes materiais, como os cursos online que vem surgindo, tanto para o violão e acordeon, quanto para o contrabaixo. Aqui, compartilharei dois materiais essenciais para os guitarreros, o primeiro, 14 estudos, é voltado apenas para quem toca violão, já o segundo é de uso geral, apesar de ser aplicado ao violão.
Biografia do Noel Guarany: Destino Missioneiro, Chico Sosa
14 Estudos Progressivos - Violão Campeiro, Valdir Verona
Este material tem como objetivo iniciar o estudante a inclusão dos ritmos nos solos de violão, pois esta é uma particularidade dos solos do violão gaúchos, deve-se "incluir o ritmo" no solo. Não é um material pra iniciante no violão, o ideal seria estar forte no Violão Base, depois um curso introdutório de Violão Solo. Os cursos do Marcello Caminha, da Academia do Violão Gaúcho, preparam muito bem este terreno. Os 14 estudos são:
Gêneros Musicais Campeiros no Rio Grande do Sul,
Silvio de Oliveira e Valdir Verona
Este é uma obra prima, pois reúne a história/origem dos ritmos tocados no RS, com uma vasta referência bibliográfica, além de mostrar como ela deve ser tocada no violão, apresentando as levadas rítmicas, destaque para o capítulo sobre milonga, onde há diversas variáveis, "clichês melódicos".
Você pode adquirir ambos os materiais juntamente com o autor, em sua página do Facebook: https://www.facebook.com/violasul.
Bom dia, gostaria de contatar pra obter alguns materiais. Sobre a bibliografia do Noel Guarany, existe uma versão impressa? Tenho interesse em adquirir. Grato!
ResponderExcluirCreio não haver mais a edição impressa em estado novo. Há um tempo atrás eu havia contatado o autor, e ele havia me dito que não tinha mais nenhum exemplar e estava trabalhando em uma digitalização. Eu encontrei em contato com ele pelo Face, tu pode tentar por esse meio. Abraço!
ResponderExcluir